Amigos (as),
O Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus da Sagrada Face apresenta o seu sitio. Nunca nos sentimos tão próximos uns dos outros. Estamos todos a um “clic”. A riqueza e o bem que podem fazer os meios sociais de comunicação é incrível.
Mais do que nunca esse tempo desnudou o ser humano da arrogância e do egoísmo. Essa pandemia que vivemos há quase dois anos, dentre outras coisas, mostrou o quanto dependemos uns dos outros. Não é suficiente que eu me cuide, é preciso que convença aquele que está ao meu lado a se cuidar também. Estamos “entre-ligados”.
A pandemia tornou difícil viver nossa fé em comunidade. Ninguém crê sozinho. Nós cremos. Quando rezamos o Creio, precisamos ter consciência de que o sujeito deste creio não sou eu indivíduo, mas a comunidade. Restou-nos tão somente a possibilidade de formar comunidades virtuais. Agora, aos poucos, estamos podendo nos reunir e celebrar a Eucaristia, que faz Igreja.
Como foram valiosos os meios sociais de comunicação: o WhatsApp, o Instagram, o Youtube. Agora o Santuário coloca a serviço da evangelização o seu sitio. É uma forma de estar mais perto de você.
O Santo Papa Paulo VI numa memorável Exortação Apostólica sobre a Evangelização diz que a razão de ser da Igreja é evangelizar. Podemos dizer o mesmo do nosso sitio; ele passa a existir para anunciar a Boa Nova do amor do Pai que se manifestou na entrega do seu Filho, Jesus de Nazaré.
O espaço aqui disponível deve servir para a comunhão e a fraternidade, naturalmente não substituirá a nossa necessidade de encontro na casa comum, usaremos esse espaço virtual para fortalecer essa necessidade humana de estarmos juntos. Conforme afirmou o Papa Francisco, as nossas celebrações, voltarão a ser presenciais. Jesus, com seus gestos e palavras, com sua morte e ressurreição, convocou a assembleia do Novo Israel, a Igreja. A Igreja, desde o Novo Testamento, reúne-se em assembleia litúrgica, a cada domingo, para celebrar a memória da morte e ressurreição do Senhor, a Eucaristia. A própria assembleia reunida é sinal da presença do ressuscitado (Mt 18,20). É encontrando-se com o irmão de fé, cantando, rezando, celebrando, ouvindo a Palavra de Deus e se alimentando da Eucaristia que se mantém o coração aquecido, no amor do Senhor, e que se renova a disposição de ser dom na vida da sociedade. Não há oposição entre a assembleia litúrgica presencial e a transmissão virtual, pois existe uma absoluta primazia do presencial. …. Por isso, o uso das mídias sociais deverá continuar a ser um grande elemento da presença da Igreja, de evangelização, de missão, de oração com o nosso povo, de promoção da caridade e solidariedade.