Padre Pedro Renato Carlesso

Sou filho de Silvio Carlesso e Maria Massenham Carlesso, sou o primogênito de cinco irmãos, Angelo, Marilda Maria, Ariete Dolores e Osmar Antônio, nasci aos 14 de novembro de 1952, na Colônia Antônio Rebouças, Paróquia São Sebastião de Rondinha, em Campo Largo, Paraná.

Aos 30 de novembro de 1952, recebi o Batismo, na capela Nossa Senhora do Carmo, na Colônia Antônio Rebouças.

Os primeiros ensinamentos escolares recebi de atenciosas professoras na Escola Isolada Mendes de Sá, que funcionava junto à Paróquia São Sebastião de Rondinha, distrito de Campo Largo.

Venho de uma colônia de descendentes de italianos, coube aos padres Escalabrinianos o cuidado da Paróquia São Sebastião, o pároco, Pe. Irio Dalla Costa, nos levou ao Seminário São José, no dia 26 de fevereiro de 1964, éramos um pequeno grupo de meninos, entre eles estava também o meu irmão Pe. Angelo.

No Seminário São José estudamos e concluímos, juntamente com Angelo, meu irmão, os estudos em 1971. No ano seguinte ingressamos no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, para os estudos de filosofia e teologia.

Cursamos teologia no Studium Theologicum de Curitiba entre os anos de 1974 e 1977.

No dia 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, na Capela Nossa Senhora do Carmo, juntamente com meu irmão Angelo e Amadeu Antônio Bonato, fomos ordenados Diáconos, por Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto.

Fomos ordenados Presbíteros pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, com Angelo Carlesso Primo e Amadeu Antônio Bonato, no dia 04 de dezembro de 1977, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Campo Largo.

Fui nomeado Diretor da Obra das Vocações Sacerdotais, aos 12 de janeiro de 1978, serviço que assumi juntamente com a missão de Professor, residindo no Seminário São José até o final de 1980.

Aos 20 de dezembro de 1980 fui nomeado pároco da Paróquia Menino Jesus de Porto Amazonas, assumindo aos 08 de março de 1981; na ocasião fui nomeado também auxiliar da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Palmeira, juntamente com o Padre Jair Fernandes Jacon, recém ordenado.

Em setembro de 1983, fui nomeado substituto da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Palmeira, porque meu irmão Padre Angelo, viajou a Roma para fazer o Mestrado em Teologia Pastoral, curso por ele concluído em 1985.

Aos 18 de dezembro de 1985, fui nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Palmeira, tomei posse aos 16 de fevereiro de 1986.

Em setembro de 1991 fui enviado a Roma para Cursar o Mestrado em Direito Canônico, na Pontificia Università San Tommaso D’Aquino, Angelicum, com um ano de jurisprudência; nesse mesmo período, na Facoltà Teologica Teresianum, conclui o Mestrado em Antropologia Teológica em 1993.

Aos 01 de dezembro de 1994 fui nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Seminário, foi me dada posse no dia 22 de janeiro de 1995, onde permaneci até o ano de 2017.

Desde o ano de 1995 até os dias atuais estou a serviço do Tribunal Eclesiástico Regional de Curitiba como juiz, onde presto também serviços de Vigário Judicial Adjunto.

Durante os anos de 1995 até 2016 trabalhei como Professor de Direito Canônico no Curso de Teologia do Studium Theologicum, em Curitiba e entre os anos de 2010 a 2020, trabalhei como professor na Faculdade Vicentina, lecionando Direito Canônico.

Aos 29 de outubro de 2017, assumi o Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus, onde permaneço até os dias atuais.